05/11/2007

Valor aleatório

De volta ao Mexilhoeiro para acabar o que a pele não permitiu na passada visita, a Crise Digestiva.

Não causou muita azia, mas tal como já me tinha apercebido da última vez o bloco está cotado de 7a o que não me parece ajustado. Nada de extraordinário, uma vez que pelas marcas de magnésio existentes a solução que encontrei é diferente de quem o repetiu anteriormente (pelo menos a avaliar pelas marcas brancas).

Em relação ás cotações vou tentando manter alguma coerência nos blocos que vou encadeando, o que por vezes é complicado por diversas razões:

- Tipo de rocha - Granito e Calcário não estão relacionados nem aparentados a maioria das vezes.
- Estado de forma varia, uma cagada torna-se um épico e vice-versa.
- Humidade, temperatura, ondulação, velocidade do vento, enfim tudo contribui.

Neste caso, e sendo um bloco de dois movimentos (mais a saida) ou na outra versão mais um rebote no meio, pareceu-me forçada uma nota tão alta para algo tão simples. E experimentei mais uns quantos blocos neste dia para comprovar se estava num momento sobredotado de forma: infelizmente não.

Enfim muita conversa para algo simples, não é suposto a cotação ser o resultado do esforço de chegar de um ponto A (neste caso sentado) a um ponto B (em cima do bloco) pela linha mais directa? Neste caso nem há que enganar, pois não é necessária nenhuma travessia ou presa fora das linhas verticais definidas pelas duas presas de entrada, é direitinho!

O que me deixa pensativo é a aleatoriedade dos números, se encontrar uma solução mais fácil o número baixa, se estiver cansado o número sobe, se as presas estiverem molhadas volta a subir, a envergadura é diferente entre escaladores ou preocupo-me com a queda manhosa...sei lá!


O momento mais colorido foi a tentativa de sacar um bloco recente, Foice. A linha é muito fixe, mas depois de ver novamente uma foto do Macau no bloco percebi que faltam uns danoninhos para a saida, e a cotação!?

4 comentários:

Gonçalo disse...

ao que parece é 6b ou coisa assim.

Igor disse...

No crocas vem de 6b+, e é bem possivel pelo que experimentei, mas o engraçado é mesmo a foto do Macau todo esticado no último passo. Foi precisamente ai que eu fiquei, o que dada a envergadura do rapaz não me pareceu despropositado.

RaStApRoD disse...

Começaste de pé? porque se sim é 6b
agora sentado é outra história...

Igor disse...

Foi mesmo sentado, mas essa foi a parte "fácil". Depois de falar com o tio macas já percebi que há uma presa "boa" um palmo acima para a mão direita.